quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Eleições nos EUA: Poderá a competência superar o racismo?


Vamos ver se os americanos têm peito de passar por cima do ‘racismo politicamente correto’ (ex racismo de estado) e cravar Obama nas urnas. Um amigo meu americano me reporta, desde a costa leste, que só vai ter certeza mesmo sobre o declarado pelos eleitores nas pesquisas depois das eleições. Muitos podem estar dizendo que votarão nos democratas (Obama) para se sentirem politicamente corretos, mas vamos ver se estão dizendo a verdade. Isto já aconteceu em eleições anteriores para o governo da Califórnia em 1982, quando tudo desandou: Embora o candidato Tom Bradley, ex-prefeito de Los Angeles, um homem negro, aparecesse à frente nas pesquisas, foi derrotado na hora H, quando o eleitor está sozinho com a sua consciência na cabine eleitoral, distante do olhar dos outros, todos achando-se “progressistas”:


Desconsideremos o fato de o sistema político americano ser um truste de dois partidos políticos, algo assim como Visa e Mastercard: Os outros ‘cartões’, apesar de existirem, não metem o bico nas eleições, pois praticamente não são citados pelos meios de comunicação. Na realidade, existem outros candidatos além dos dois privilegiados pela mídia, como a ex-parlamentar Cynthia Mckinney (Green Party), que é contra a instalação de novas bases militares norte-americanas no exterior:

Imagem: Pastor Martin Luther King Jr., líder pelos direitos civis dos americanos (1929-1968) – Wikimedia Commons. Sobre ele:
--
O ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Rubens Ricúpero, expressa opinião semelhante a minha sobre a possível interferência do racismo na eleição de Obama, em entrevista ao portal Terra (04 nov 2008, portanto, depois da publicação desta postagem). clique aqui para ler a entrevista de Rubens Ricúpero.
--
blog comments powered by Disqus
Member of The Internet Defense League

CEH-RJ

CEH-RJ
Venha Planejar a Nova Sociedade Conosco - Centro de Estudos Humanistas do RJ

CMEH II Simpósio out 2010


www.worldsymposium.org
Estude Inglês
Estude Espanhol

Clique para enviar e-mail:

Encyclopedia Mythica

Philosophia Perennis

Tráfego