quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Senador Barack Obama é eleito presidente dos Estados Unidos


O senador por Illinois, Barack Obama, está de fato eleito, com uma vantagem eleitoral de 338 a 160 delegados *(04h38m, Brasília). Tal vantagem eleitoral não se via nos últimos 45 anos. Vejamos se a vantagem dos Democratas se estende à câmara e / ou ao senado. Se isto ocorrer, não haverá desculpas para esvaziar a máquina de guerra dos EUA e o país fazer uma retirada programada de suas tropas no Iraque e parar de fazer ameaças de invasão a outros países, nominalmente ao Irã.
Os estadunidenses relevaram a questão racial e elegeram pela primeira vez uma pessoa multiétnica – nos EUA, tido como "negro" – para ser o seu presidente. Obama já havia ajudado a romper este preconceito ao se transformar no quinto senador "negro" dos EUA, em 1995. Os outros parcos quatro haviam sido eleitos em 1870, 1875, 1967 e 1993.
Esta eleição foi um sinal de que as sementes em favor da igualdade de deveres, direitos e oportunidades plantadas por Abraham Lincoln e Martin Luther King Jr., dentre milhares de ativistas pela igualdade étnica – famosos ou anônimos –, finalmente começam a transformar-se em árvores sólidas.
O comparecimento eleitoral foi recorde. Isto parece indicar que, somando-se tal comparecimento à vantagem obtida por Obama, os norte-americanos decidiram manifestar-se eleitoralmente em favor daquele que a maioria opina ser o mais competente para dirigir o País, independentemente de origem étnica. Entretanto, esta foi somente a primeira vez em que um candidato multiétnico conseguiu uma indicação de um dos dois partidos mais importantes para postular-se a Casa Branca. E já estamos no século XXI. Os estadunidenses estavam devendo isto a si mesmos há muito tempo!
Cabe ao resto do mundo, além de aos próprios americanos, organizar a luta contra a violência e o armamentismo, pela distribuição igualitária de renda e a aplicação dos recursos públicos em favor da educação e da saúde, objetivos perfeitamente possíveis nos dias atuais, muito mais do que em qualquer outro tempo passado. Na realidade, estes são objetivos que, quando alcançados, garantirão a própria sobrevivência da Humanidade.

Lincoln Sobral

Para ler um artigo muito bom da Deutsche Welle sobre o resultado das eleições americanas, clique  aqui
.

* apuração em tempo real:
clique aqui ou aqui e atualize a janela do seu navegador ou use o botão "recarregar" do infográfico, quando ele se abrir.

--
Imagem: Wizbang

blog comments powered by Disqus

CEH-RJ

CEH-RJ
Venha Planejar a Nova Sociedade Conosco - Centro de Estudos Humanistas do RJ

CMEH II Simpósio out 2010


www.worldsymposium.org
Estude Inglês
Estude Espanhol

Clique para enviar e-mail:
Loading...

Encyclopedia Mythica

Philosophia Perennis

Tráfego