sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Aquecimento Global

As causas do aquecimento global não são unanimidade


  • Poluição: descarte de resíduos de degração lenta ou não degradáveis no meio ambiente. Contaminante. Isto pode ser resolvido, mediante uma série de medidas de controle de emissão de poluentes.


  • Efeito Estufa: fenômeno natural, produzido pela escudo proporcionado pela atmosfera ao planeta. Ou seja, todos os seres vivemos numa "estufa" natural (o planeta Terra), desde o nosso surgimento.


  • Aquecimento Global: Dita conseqüência da emissão de CO² proveniente da queima de combustível fóssil (principalmente petróleo e carvão), do desmatamento das florestas tropicais e outros menos relevantes. Diz-se que tais emissões e desmatamentos são os únicos responsáveis pelo incremento do aquecimento dentro da nossa "estufa".

Existe dissenso quanto às causas do aquecimento global. Na Idade Média ocorreu um aquecimento global, mas não existiam veículos (aviões, automóveis, tratores e navios) queimando combustível fóssil e nem fábricas; tampouco a criação de rebanhos (porcos, cabras, bois, ovelhas, galináceos etc.) era tão intensiva quanto a atual (na casa dos bilhões de cabeças). A população mundial também era muito inferior à atual. As florestas tropicais estavam praticamente intactas. Por que houve, então, aquecimento?

Por que, depois de já estabilizados os atuais continentes – muito depois da era de atmosfera tóxica e do magma produzido por cadeias ativas inteiras de vulcões –, o planeta teve períodos de aquecimento e períodos glaciais, mesmo quando não existia a presença humana documentada? Por que o planeta produziu – ou sofreu – esfriamento e aquecimento em períodos?

Estou lendo alguns artigos que agregam outras hipóteses como causas do aquecimento global às citadas acima. São elas:

1) hiperatividade solar (aumento da emissão de energia proveniente do sol)

2) deslocamento de todo o sistema solar em direção a uma nova zona do cosmos – como sabemos, os corpos celestes (planetas, estrelas, luas, galáxias etc.) não ficam parados no espaço; todos eles estão em constante deslocamento no espaço celeste a uma grande velocidade

3) incremento do aumento de partículas e radiação que atingem o nosso sistema solar – devido à mudança de zona do espaço –, conseqüencia da intersecção com nuvens (sólidas, gasosas ou de plasma) e aumento da radiação cósmica sobre o nosso sistema.

O motivo da colocação dessas hipóteses é que não somente a Terra, mas também todos os outros planetas providos de atmosfera no sistema solar estão sofrendo aquecimento. Esta 'coincidência' deveria ser levada em conta.

Lincoln Sobral


Fontes de consulta:

Above Top Secret


Biocab


Imagem: Crystal Illusions
blog comments powered by Disqus
Member of The Internet Defense League

CEH-RJ

CEH-RJ
Venha Planejar a Nova Sociedade Conosco - Centro de Estudos Humanistas do RJ

CMEH II Simpósio out 2010


www.worldsymposium.org
Estude Inglês
Estude Espanhol

Clique para enviar e-mail:

Encyclopedia Mythica

Philosophia Perennis

Tráfego