sexta-feira, 6 de maio de 2011

Esclarecimento sobre o mito

Por Antonio Fabrizzio


"Pelo amor de qualquer coisa! PAREM de usar o termo “mito” como sinônimo de “mentira”. Um mito (do grego antigo “μυθος”, “mythós”) é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.

O deus Hermes (Mercúrio) portando o caduceu 

"Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem – em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.

certo que o termo “mito” é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia – por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

“O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
 É um mito brilhante e mudo”."

(Fernando Pessoa)

Publicado em 05/05/2011 no hypeScience

--

Imagem: Linebe e Gnosis on-line 
blog comments powered by Disqus

CEH-RJ

CEH-RJ
Venha Planejar a Nova Sociedade Conosco - Centro de Estudos Humanistas do RJ

CMEH II Simpósio out 2010


www.worldsymposium.org
Estude Inglês
Estude Espanhol

Clique para enviar e-mail:
Loading...

Encyclopedia Mythica

Philosophia Perennis

Tráfego