"Petrobrax"... Mas com outro nome?
Quando me cabe escrever sobre um tema como este, sempre me lembro da expresão "reflexões sem dor", imortalizada por Millôr Fernandes na sua coluna.
O Brasil dispõe da 8ª maior empresa global, sob qualquer ponto de vista, no ranking mundial, a Petrobras. Esta empresa explora petróleo e também é a líder mundial em tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas. A Petrobras não somente é altamente capaz, como também altamente competitiva e lucrativa, com capacidade, por exemplo, de investir em outros países, como Bolívia, Argentina e México. Entretanto...
Agora que o País dispõe das maiores reservas de petróleo descobertas em todo o mundo desde a década de 1950 (as reservas da camada pré-sal), o governo brasileiro fala em criar uma empresa "especialmente para gerir os recursos do petróleo oriundo do pré-sal e garantir o seu uso para o progresso do povo brasileiro" (ou coisa que o valha), em linhas gerais.
Pré-SalBras?
Como assim? A Petrobras já não dá conta do recado?? Ela já não existe para isso?? Como seria a normatização do capital e a administração desta "nova empresa petrolífera", supostamente mais 'ágil, dinâmica e antenada com as novas tendências internacionais de gestão de recursos não-renováveis'... Digamos assim? O que há de errado (ou de muito certo) com a Petrobras, que faça com que ela não possa continuar sendo a única gestora do petróleo pertencente ao povo brasileiro, explorado por um empresa estatal?
Eu não entendo de administração de empresas petrolíferas; só entendo, modestamente, de lógica elementar. Como o meu raciocínio é limitado, a única diferença existente que consigo captar entre o petróleo médio-profundo e o petróleo profundíssimo (oriundo da camada pré-sal) é... A quantidade! Portanto, devido a esta minha curta visão estratégico-empresarial, este assunto me deixou, assim, digamos, com um elefante atrás da orelha!!
Sim, sem dúvida acho que o melhor a fazer é manter este assunto na categoria de "reflexões sem dor", já que não se pode fazer muita coisa a respeito, no momento.
Produção de petróleo atingirá seu pico em 20 anos, diz relatório
(da BBC Brasil)
---
Imagem: Plataforma P-36... afundando depois de uma explosão de causas desconhecidas (2005)
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
blog comments powered by Disqus
Assinar:
Postar comentários (Atom)