quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Homenagem ao Fausto Wolff (1940-2008)

"Sem compartilhar de grande parte de seu discurso, a admiração por Fausto Wolff sempre teve apenas uma única razão: a pureza e a verdade de seu acreditar em idéias para muitos ultrapassadas, mas que, para ele, eram dignas de defesa até a morte, como fez esse Dom Quixote do jornalismo brasileiro."
¹Miguel Arcanjo Prado (Folha Online)

Homenagem da Casa da América Latina a Fausto Wolff

A melhor homenagem que a Casa da América Latina pode fazer a Fausto Wolff é através das suas próprias palavras. Relendo a mensagem que ele dedicou à fundação da entidade, em 31 de agosto de 2007, vemos a falta que ele fará.


"Depois de voltarmos as costas de modo arrogante e indelicado para a América Latina, preferindo nos comportar como tietes de Portugal, Inglaterra, França e dos Estados Unidos, parece que desta vez um grupo de pessoas corajosas e inteligentes entendeu que o Brasil é parte importantíssima da América Latina.

Em boa hora surge a Casa da América Latina, para urgentemente promover encontros culturais, políticos e sociais com nossos irmãos abaixo do Equador.

É um absurdo que conheçamos intimamente a vida de uma atriz norte-americana e pouquíssimo saibamos sobre o Equador e até mesmo sobre o vizinho Uruguai.

Somos vítimas de um corte cultural que teve início com o golpe militar de 64 quando começamos a perder nossa música, nossa arte, nossa imprensa e nossa identidade. 

Passamos a ser um povo que não sabe quem é, de onde veio e para onde vai; o povo ideal para o laboratório do neoliberalismo e a audiência ideal para o lixo cinematográfico americano, que ensina as crianças a se drogar, a roubar e a matar sem que atitude alguma seja tomada. Pior que o crime é a banalização do crime.

Enquanto o Brasil não se reconhecer latino-americano, teremos poucas chances de nos tornarmos uma grande nação. Abaixo a violência e abaixo a elite que a produz.

Longa vida à Casa da América Latina."

Fausto Wolff


(¹) http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u442314.shtml

Foto: www.gardenal.org

CEH-RJ

CEH-RJ
Venha Planejar a Nova Sociedade Conosco - Centro de Estudos Humanistas do RJ

CMEH II Simpósio out 2010


www.worldsymposium.org
Estude Inglês
Estude Espanhol

Clique para enviar e-mail:
Loading...

Encyclopedia Mythica

Philosophia Perennis

Tráfego