quarta-feira, 20 de agosto de 2008

EUA: Economia Insustentável e Destruidora

"No final dos anos 90, a Autoridade de Transportes da Cidade de Nova Iorque tinha entre 3 e 4 bilhões de dólares para aplicar e começar a substituir os seus vagões de metrô. O governo da cidade fez uma licitação. Nem uma só companhia dos Estados Unidos se habilitou! Por que? A base industrial neste país não fabrica mais o que é necessário para manter, melhorar, ou construir infra-estrutura. Nós nem temos mais as ferramentas! Por isto, Nova Iorque fechou contratos com companhias japonesas e canadenses para construir os seus vagões de metrô. [Seymour] Melman estimou que tal contrato poderia ter gerado, direta e indiretamente, por volta de 32 mil empregos nos EUA."

"E que tal os 5,5 trilhões de dólares que temos gasto no desenvolvimento, pesquisa, construção, manutenção e agora 'modernização' de armas nucleares neste país, enquanto deixamos o lixo tóxico – e a conta a pagar – para as futuras gerações?"

"As operações militares são as maiores e únicas atividades sustentadas do governo dos Estados Unidos."

"Talvez seja uma má escolha que o Pentágono tenha assentado 750 – ou serão 800; ou o número poderia ser tão alto quanto 1.000? – bases militares americanas em países estrangeiros? Eu certamente sei que esta comunidade aqui em Nova Iorque tem trabalhado duro para impedir a adição de mais uma base militar na República Tcheca!!"

"Será que as pessoas nesta sala sabem qual é o produto industrial de exportação número 1 deste país? Armas. Que legado..."

Mary Beth Sullivan. Palestra sobre Hiroshima e Nagasaki em Nova Iorque, 6 de agosto de 2008

Leia o texto completo da palestra (em inglês) clicando aqui. Você também pode assinar a petição contra o projeto de escudo estelar dos EUA ("guerra nas estrelas") no mesmo site, clicando aqui. Para uma informação mais completa antes de assinar, clique aqui.

Foto: Mary Beth Sullivan

sábado, 16 de agosto de 2008

Ser humano com animais e meio ambiente

Fico muito intrigado quando se relaciona o humanismo ou a valorização do ser humano com o descaso para com os animais e / ou a Natureza, ou mesmo com o mau-trato aos animais. Tenho visto esta associação com uma certa freqüência. No mesmo contexto, tenho visto a radicalização disto: Tenho visto muitos ecologistas gritando palavras cheias de ódio e rancor a favor da extinção do ser humano – o que traria como resultado... A preservação da Natureza!!

O mau-trato aos animais e à Natureza se origina do anti-humanismo, não do humanismo. O humanismo não é egoísta. O humanismo é solidário e compassivo. Um ser humano consciente das suas obrigações éticas com respeito aos outros seres humanos (não-violência, compaixão, solidariedade, inclusão...) é infinitamente mais propenso a respeitar qualquer outra forma de vida (animal ou vegetal) do que uma pessoa que não tem consciência das suas obrigações éticas ou não cumpre com elas, mesmo sabendo que são 'obrigações'. Vou provar que são obrigações: Qualquer um (99,9%) esconde ou omite que 'ignorou', 'explorou', 'abusou de', 'roubou de, 'mutilou', 'matou', etc. outro ser. Já qualquer um (a imensa maioria) diz: "Não foi nada" (= "Eu só fiz a minha obrigação") quando faz algum bem ou mesmo um favor a alguém; e fica reconfortado porque deu um pouco de comida a um animal faminto – ou evitou que ele fosse maltratado.Não há como fugir destas obrigações universais, porque elas estão impressas no nosso ser como as páginas de um livro.

O próprio Confúcio (1) já dizia isto. Dizia que vivemos de acordo com uma ordem universal que se baseia no Bem, no correto (" Yi " – 2). E que quando violamos esta ordem universal, somos os primeiros a saber que fizemos algo errado. Por isto eventualmente escondemos o que fizemos de 'errado': Porque queremos parecer 'bons', já que 'ser bom é bom' e 'ser mau é ruim'. A ordem universal descrita por Confúcio é o Bem. Platão também chegou a esta conclusão. Uma vez, alguém lhe perguntou o que era o Bem. Ele meditou por alguns momentos e respondeu: "Não posso te mostrar o Bem. Mas posso te mostrar o filho do Bem. Olhe para o Sol e você estará olhando para o filho do Bem".

Não existe dicotomia entre ser humanista e amar e demonstrar compaixão por toda e qualquer outra forma de vida; muito pelo contrário: É infinitamente mais provável que a solidariedade e a compaixão para com os animais e a preservação da Natureza seja uma conseqüência da auto-humanização. Nós não nascemos (culturalmente) humanos: Nós nos tornamos humanos durante a nossa vida, aperfeiçoando as nossas potencialidades. Quando o ser humano desdobra todas as suas possibilidades, ele respeita – e humaniza – tudo e todos os que estão à sua volta, inclusive os animais e a Natureza. Por isto é necessário Humanizar o Ser Humano, e tudo o demais acompanhará esta mudança.

Lincoln Sobral

Imagem: Garça Branca na Praia do Flamengo (Rio), L. S., 2007

1 - Golovacheva, Ludmila. Idéias Humanistas nos Ensinamentos de Confúcio. In O Humanismo nas Diferentes Culturas. Centro Mundial de Estudos Humanistas. Virtual Ediciones. Santiago, 1994

2 - Yi: Conceito correlato ao da moral (mores) latina. Vide http://justa-medida.blogspot.com/2007/07/glossrio-conceitos.html


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Estratégias para construir a não-violência

A 3ª edição do Fórum Humanista Brasileiro, que se realizará em Curitiba (PR) nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2008, contará com a presença, dentre muitos outros, de Marcelo Yuka (ex-O Rappa), na mesa temática sobre Ativismo e Não-Violência, e da Cônsul Geral da Bolívia, Shirley Orozco, na mesa sobre Integração da América Latina.

Os fóruns nacionais antecedem o Fórum Humanista Latino-Americano, a ser realizado em Buenos Aires em novembro de 2008. Todos estão convidados.

Clique aqui para acessar a página do Fórum e visualizar toda a programação.

domingo, 10 de agosto de 2008

"Medalhistas" de ouro na Olimpíada de 2008


Telespectadores de todo o planeta deliram a cada novo anúncio de medalha de ouro vindo de Pequim, como pode-se ver no flagrante acima, captado numa praça pública do Rio de Janeiro. Explosões espontâneas de alegria caracterizam essas manifestações. O júbilo contagia todos os rincões do planeta.
(Foto: C. Portinari - Phome Presse)

A disputa pelo maior número de medalhas na Olimpíada de 2008 está pau a pau, entre China e Estados Unidos. O Brasil luta desesperadamente para conseguir mais medalhas que em Atenas, cobiçando projetar-se como 'nova potência mundial'. A grande surpresa dos Jogos, entretanto, vem da França (um assombro). Confira no penúltimo parágrafo.


1 ) Essas medalhas de OURO aqui a CHINA já ganhou, até agora:

- Espiões dedos-duros disfarçados em meio a multidões durante jogos olímpicos – estilo: "fingindo de bobo"

- Ocupação descarada, saques, assassinatos e destruição do meio ambiente de países há mais de mil anos independentes (Tibete) – estilo: "com desculpas esfarrapadas simples e um pé nas costas"

- Assassinato em massa de cães de estimação a pauladas por "agentes de saúde" – estilo: "qualquer um"

- Seqüestro e esfolamento de animais de estimação moribundos – estilo: "depois de confiscados dos donos e cruelmente golpeados"

- Mandar pra cadeia por cinco anos quem fala mal da "ditadura do proletariado" – estilo: "reeducacional"

- Assassinato de manifestantes em lugares com nomes que evocam coisas sagradas" (Praça da Paz Celestial) – estilos: "com tanque, fuzil e pistola" / Medalha de PRATA para MYANMAR : Assassinato de manifestantes civis por tropas nas ruas – estilo: "com apoio velado da China"

- Medalha de ouro por enjaulamento de ursos cinzentos vivos com drenos no fígado pra retirar a bílis e usá-la em "poções medicinais" – estilo: "em jaulas em que os ursos não possam se mexer"

- Repressão a cultos com mais de 100 milhões de membros (Falun Gong ) – estilo: "baixando a porrada e mentindo antes, durante e depois"

- Assassinato Estatal – modalidade: pena de morte – estilos: "tiro à queima-roupa na nuca", "cobrando a bala da família do criminoso" e "olho por olho, dente por dente"

- Repressão a cultos com mais de 600 milhões de crentes (Budismo) – estilo: "rosnando: 'acabaremos com as 'superstições' deles um dia'"

- Superstição Contraditória – estilo: "Dizendo '8-8-8' pra ser feliz enquanto desrespeitam-se as crenças religiosas dos demais"

- Produtos de má qualidade a preço de trabalho escravo – estilo: "enganando os trouxas e os necessitados ao mesmo tempo"

- Exclusão de partes da História do País em cerimônias oficiais de aberturas de jogos olímpicos – estilos: "Tô nem aí" e "omitir não é mentir"

2) Agora, essas medalhas de OURO aqui ninguém tascou dos dream teams dos ESTADOS UNIDOS (senão a porrada ia comer feio, é claro):

- Melhor bombardeio de todos os tempos com armas atômicas (Hiroshima e Nagasaki) – estilo: "depois da guerra já vencida"

- Seqüestro de "suspeitos" fora das suas fronteiras – estilo: "com apoio de países europeus"

- Seqüestro de "suspeitos" fora das suas fronteiras – estilo: "sem apoio de país nenhum"

- Reclamar direitos humanos e torturar (Guantánamo, Abu Graib...) – estilo: "com as duas mãos, ao mesmo tempo, ou simultaneamente" e "os nossos direitos humanos são melhores que os dos outros" / Medalha de PRATA para a INGLATERRA (Iraque) – estilo: "aproveitando o vácuo dos Estados Unidos pra chupar mais petróleo"

- Medalha de ouro por bombardeio de civis inocentes (Iraque) – estilos: "com mais de 200 mil bombas", "inventando desculpas esfarrapadas" e "inventando mentiras para roubar petróleo"/ Medalha de PRATA: RÚSSIA (Ossétia do Sul); Medalha de BRONZE: GEÓRGIA (Ossétia do Sul) – estilo: "bombardeando pessoas inocentes para 'protege-las e libertá-las' "

- Medalha de ouro por fingir que respeitam os direitos humanos – estilos: "acusando a China hipocritamente" e "fazendo mágica pra diferenciar crime de... Crime"

- Consumo de drogas – estilo: "estando deprimido e fingindo que se é feliz - OMG"

- Segunda maior mentira da História (World Trade Center) – estilo: "misterioso". Como sabemos, a medalha de ouro sempre vai para a 2ª maior mentira, porque a primeira já virou hours concours há mais de mil e setecentos anos.

- Número de pessoas nas cadeias – estilo: "semeando o mal entre os joões-ninguéns para aumentar o mercado das cadeias privatizadas"

- Número de crianças a partir de 13 anos de idade mandadas para cadeias de adultos – estilo: "mandando os moleques pro Inferno aqui na Terra pra eles aprenderem uma coisa", "permitindo a venda maciça de armas de fogo em lojas a cada esquina" e "incentivando o surgimento de monstros como Marilyn Manson"

- Causar a fome no mundo transformando milho em biocombustível – estilo: "mentindo descaradamente" e "acusando outros países ao mesmo tempo em que mente e ri à toa"

- Instalação de radares que podem levar à terceira guerra mundial (República Tcheca) – estilo: "super-hiper-giga-mega-blaster-HIPÓCRITA". Esta medalha fez juz à entrega de uma placa comemorativa em OURO MACIÇO a G. W. Bush por "contribuição relevante para garantir o futuro da humanidade". Saiba mais sobre o estilo que ele usou para lograr esta façanha, aqui:

"Guerra nas Estrelas => http://nenasili.cz/es/ 

3) Medalhas de OURO para o BRASIL (zil-zil-zil-zil -zil!!!) – é o eco aqui no estádio :-) :

- Presidente mais puxa-saco em busca de "investimentos" (Luís Inácio Lula da Silva) – estilos: "olímpico pequinês livre" e "sendo o presidente da nação com mais recursos naturais do mundo" e "querendo dar tudo de mão beijada pros gringos"

- Manutenção de tropas chamadas "forças de paz" em país estrangeiro (Haiti) – estilos: "com subserviência aos interesses dos EUA" e "sem justificativa aceitável"

- Dilapidação de recursos nacionais (petróleo) – estilo: "licitando áreas para prospecção entre empresas estrangeiras, mesmo tendo a Petrobras condições de prospectá-las sozinha"

4) SURPRESA ABSOLUTA: OURO PARA A FRANÇA:

- APOIO OFICIAL A GENOCÍDIOS (Ruanda, 1994) – modalidade: mais de 800 mil pessoas; estilo: "fazendo vista grossa à ditadura local, MESMO SABENDO QUE OS MASSACRES ESTAVAM SENDO PLANEJADOS COM ANTECEDÊNCIA" 

5) Medalhas de OURO para a RÚSSIA – Desculpem; só foi possível divulgar uma até agora, devido a interferências eletromagnéticas de origem desconhecida nos sistemas chineses:

Enganação em Dupla: Vladimir Putin & Dimitri Medvedev – estilo: "contando historinha pro boi dormir". A dupla recebeu também uma placa comemorativa de mérito, em OURO MACIÇO (dividida com a GEÓRGIA) pelo bombardeio de civis na Ossétia do Sul, o que ajudou a abrilhantar a cerimônia de entrega de medalhas, levando o público ao delírio nesta "festa de confraternização entre os povos". Sites sensacionalistas on-line publicaram que G. W. Bush parecia estar visivelmente enciumado durante a cerimônia.

Lincoln Sobral

Arte: "Retirantes" - Cândido Portinari, 1944

Respostas do quizz:

1 - China - Modalidade: Produtos de Má Qualidade a Preço de Trabalho Escravo (PMQPTE)

2 - Estados Unidos

3- Vladimir Putin & Dimitri Medvedev

4 - Luís Inácio Lula da Silva

5 - Estados Unidos

6 - França

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Homage to the 2008 Olympic Games – China


Como os mais espertos dentre nós sabemos, os Jogos Olímpicos de 2008 são uma estratégia lançada pela aliança entre as Potências Capitalistas Mundiais e a 'Ditadura Imperialista-Comunista-Capitalista Chinesa' com o objetivo de usar a nossa aspiração de construir uma nação humana universal para nos manter a todos consumindo mais e mais mercadorias, já que na sua maneira de pensar e entender a vida, o ser humano é apenas um saco cuja principal necessidade é ser constantemente preenchido com coisas. Em suma, uma ideologia primitiva e ridícula. Eis porque resolvi fazer esta pequena homenagem ao 'evento'.

As a few between us are awared, 2008 Olympic Games edition is a strategy deployed by capitalist Global Powers along with The 'Chinese Imperialist-Comunist-Capitalist Dictatorship' in order to misuse our aspiration to a universal human nation, for keeping we all consuming more and more products, hence in their way of thinking and understanding life, human being is just a sack which main need is to be constantly filled with goods. Such a primitive and ridiculous ideology! That's why I made this little homage to the 'event'. NOTE: "Beijing, Beijing" can be confused with 'Beijinho, Beijinho' (kisses, kisses) in Portuguese Language, that's why we used such an irony.

CEH-RJ

CEH-RJ
Venha Planejar a Nova Sociedade Conosco - Centro de Estudos Humanistas do RJ

CMEH II Simpósio out 2010


www.worldsymposium.org
Estude Inglês
Estude Espanhol

Clique para enviar e-mail:
Loading...

Encyclopedia Mythica

Philosophia Perennis

Tráfego